segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cervejas Millstream

No município de Amana, que fica em Iowa nos EUA, Carroll F. Zuber e os irmãos Tiago e Dennis Roemig construíram uma pequena fábrica de cerveja para reproduzir em pequenos lotes as melhores cervejas européias. A primeira cerveja produzida foi a Millstream Lager, depois vieram a Schild Brau e mais tarde a Millstream Wheat Beer.
Foi no ano de 1985 que a Millstream Brewing Co. abriu as suas portas - a primeira cervejaria a operar em Amana desde 1884. A história continua em 2000 com a venda da fábrica a Chris Priebe, Aaron Taubman, e Teresa Sly Albert. Aaron é um bioquímico, e possui grande conhecimento em “propagação de fermento”, mantendo um ótimo padrão nas produções. Aaron e Chris são formados pelo Siebel Institute of Brewing, importante escola cervejeira. Já Teresa é a responsável pela parte comercial e de marketing.

Tive a oportunidade de degustar três dos dez exmplares que a cervejaria produz, uma é a Pilsner, uma cerveja relativamente clara porém aromática graças ao lúpulo Saaz utilizado e com bom corpo, ficando somente a desejar na cor.

Depois veio a Wheat Lager uma cerveja leve, bastante apreciada na zona rural de Iowa. Malte de trigo é cuidadosamente misturado com o tradicional malte de cevada, lúpulo e levedura, é uma "SummerFest", geralmente a cerveja é servida em um copo longo com uma fatia de limão. E por fim a White Ale's uma cerveja de trigo estilo belga, popularmente conhecida como "Wit" beer. Esta cerveja foi produzida no inicio exclusivamente para John's Grocery a maior e mais famosa loja varejista de cerveja e vinho no Estado de Iowa, agora já pode ser encontrada em outras lojas americanas, ainda não são encontradas no Brasil. Abaixo impressões.


Cerveja: Millstream
Apresentação: Garrafa 355ml.
Tipo: Pilsener.
Álcool: 4,5%
Cor: Dourada, limpa, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Malte, floral, lúpulo, excelente aroma de lúpulo.
Paladar: Bom corpo, agradável dulçor, lúpulo, cítrico, sensação residual maltadacom leve amargor.
Comentário: Cerveja que chama atenção pelo ótimo aroma de lúpulo, já no paladar ele fica em segundo plano, é presente porém menos intenso que o malte, trazendo uma leve doçura, porém ficaria melhor se tivesse o amargor mais presente, isso deixa a cerveja com um ótimo drinkability.


Cerveja: Millstream
Apresentação: Garrafa 355ml.
Tipo: Lager c/ trigo.
Álcool: 4,5%
Cor: Amarelada, levemente turva, brilhante.
Espuma: Boa formação, baixa duração.
Aroma: Leves notas maltadas, notas cítricas, aroma muito leve.
Paladar: Médio a baixo, ligeira sensação ácida, malte, leve dulçor, sensação residual levemente amarga.
Comentário: Cerveja para o verão, altamente refrescante, bem carbonatada, não tem nada demais, seu aroma é quase inexistente, esperava mais desta cerveja.

Cerveja: Millstream
Apresentação: Garrafa 355ml.
Tipo: Wit beer.
Álcool: 5,2%
Cor: Amarelada, levemente turva, brilhante.
Espuma: Boa formação, baixa duração.
Aroma: Especiarias, cítrico, doce, lima, leves notas maltadas.
Paladar: Baixo corpo, forte carbonatação, doce, cítrica, coentro, laranja, leve acidez, sensação residual seca com notas condimentadas.
Comentário: Uma Cerveja bem executada, bem fiel ao estilo, a melhor das três degustadas.

Nenhum comentário: