quarta-feira, 20 de maio de 2009

Malheur 12º

A Cervejaria De Landtsheer está localizada na pequena cidade de Buggenhout na Bélgica.
Produzindo cerveja no mesmo local que seu avô e bisavô, Manu Landtsheer criou uma bem sucedida e inovadora cervejaria em apenas nove anos, após assumir as rédeas.
A cervejaria produz a marca Malheur, que possui uma gama de excelentes cervejas, sua linha de cervejas “claras” são intituladas de: 6, 8 e 10, e uma cerveja “escura” que é a 12º. As cervejas possuem a mesma quantidade de álcool que os seus “títulos”. Apenas as flores “in natura” do lúpulo são utilizadas em seu preparo, as variedades são Hallertau, Saaz e Styrian. As cervejas são filtradas porém refermentadas na garrafa, trazendo certa “turbidez” as mesmas.

A De Landtsheer é também umas das únicas cervejarias a produzir cervejas pelo método champenoise, a Malheur Biére Brut, Malheur Dark Brut que é produzida a partir da Malheur 12º e a Malheur Cuvée Royale.

A cerveja Malheur 12° ano passado ganhou uma medalha de ouro no European Beer Star Award 2008 na categoria belga-Style Dubbel. Daí aparece a dúvida, uma cerveja com seus potentes 12% poderia concorrer na categoria Dubbel?

Sua embalagem discreta e reduzida passou por mudanças recentes, a embalagem que está na foto acima foi alterada, o rótulo mudou, a quantidade de 250ml. passou para 330ml, ainda bem, e alguns especialistas acham que o produto também mudou, mas diferente daqui, os “especialistas” dizem apenas a característica que encontraram de diferente, não reclamaram e muito menos criticaram a cervejaria, a mudança foi a leve diminuição no lúpulo, isso segundo degustadores belgas.
Infelizmente ainda não está disponível no Brasil, abaixo impressões:


Cerveja: Malheur 12º
Apresentação: Long Neck 250ml.
Tipo: Quadrupel??
Álcool: 12%
Cor: Castanho escuro, tons avermelhados, levemente turva, brilhante.
Espuma: Ótima formação, duradoura.
Aroma: Doce, notas torrefação, álcool, nozes, chocolate, complexo.
Paladar: Ótimo corpo, agradável dulçor, quente, picante, frutas escuras, álcool, notas levemente torradas, baixo amargor, licorosa, algum defumado, sensação residual amarga com toque picante do alcool.
Comentário: O drinkability desta cerveja é bastante elevado, ou melhor, perigosamente elevado, pois os 12% não são percebidos, gostaria de ter mais alguns exemplares para guardar durante alguns anos, deve ocorrer uma evolução muito boa, pois este agradável dulçor que possui tende a diminuir trazendo novas características.

Nenhum comentário: