quarta-feira, 6 de maio de 2009

Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn - Gräbenwasser

Ontem tive o prazer de conversar pessoalmente com duas figuras que hoje são conhecidas nacionalmente no cenário Homebrew, são eles: Ivan Guilherme Steinbach e o primo Diogo Zuge vencedores do II Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, o estilo escolhido para este concurso foi o Robust Porter.

Estes dois cervejeiros caseiros de Joinville em Santa Catarina, resolveram se arriscar e trataram de fazer a Robust Porter para o concurso, as produções são feitas na casa da mãe do Diogo, a cervejaria deles já tem nome, é a Gräbenwasser ou então traduzindo “Água de Sargeta”, isso porque o pai do Ivan, em uma primeira produção não tão bem sucedida dos dois, tomou e não gostou, dizendo que parecia “água de sargeta” dai o “apelido” pegou. Mas o tempo passou e junto a experiência aumentou, devido a outras diversas produções, uma destas foi a Joinville Porter que chegará aos mercados em breve, assim como no concurso anterior virá no rótulo as assinaturas dos dois.

Outro detalhe é que a produção será embalada em garrafas de 375ml com rolha, assim como foi a Dama do Lago, do Botto que venceu ano retrasado.
Pois é, a cerveja mal começou o seu processo natural e já deixa uma polêmica, seria mesmo necessário colocar uma cerveja deste estilo em uma garrafa com rolha?
Tudo bem que é uma embalagem muito bonita, a inglesa Meantime disponibiliza sua Porter neste tipo de embalagem, mas aqui o resultado tende a ser, infelizmente, negativo, o preço será maior devido ao custo da embalagem e conseqüentemente menos pessoas degustarão essa excelente cerveja da Gräbenwasser, será que uma long neck com um belo rótulo, um rótulo diferente já não seria suficiente para demonstrar que é um produto diferenciado? Conseqüentemente o custo seria menos, deixando o preço mais enxuto. De qualquer forma é esperar para ver, o produto estará em breve pronto e deixa a todos ansiosos e sedentos pelo liquido, abaixo um rápida entrevista que fiz com eles na Eisenbahn depois do processo:

Ivan e Diogo depois da produção no bar da Eisenbahn.


oBIERcevando - É melhor produzir cerveja em casa ou em uma fábrica?


IvanO processo é o mesmo, óbvio que em proporções diferentes, apesar de parte do processo ser automatizado ainda há etapas que precisam ser acompanhadas de perto, com toda aquela atenção para que fique tudo certo.
DiogoSem dúvida o lado bom da coisa é depois não ter que limpar panela, dispensar todo aquele bagaço e nem ter que ficar ouvindo a esposa reclamando de toda a bagunça.

oBIERcevando - E como ficou esta batelada da Joinville Porter na Eisenbahn?

IvanO mosto ficou muito parecido com o que produzimos para o concurso, agora é esperar a fermentação e maturação, mas creio que vai ficar muito boa.

oBIERcevando – E quanto tempo levará para a cerveja ficar pronta e ser comercializada?

IvanConforme a nossa receita e o informado pelo pessoal da Eisenbahn em torno de 25 a 30 dias.

oBIERcevando - O que representou esta vitória para vocês?

IvanA conquista de um sonho, pois a Eisenbahn sempre foi referência para nós na produção de ótimas cervejas, além do mais fica aqui no estado, então realmente ficamos extremamente felizes.
Posso dizer que hoje foi muito importante ganhar este concurso, falta agora ganhar também o concurso nacional das Acervas.

DiogoNunca tínhamos produzido uma Robust Porter, produzimos exclusivamente para o concurso, foi uma única batelada, detalhe que não tínhamos muita referência sobre o estilo, foi na cara e na coragem mesmo, pesquisamos bastante e deu certo.


oBIERcevando - Qual estilo de cerveja vocês gostariam de ter produzido hoje aqui na Eisenbahn?

Ivan/DiogoCom certeza uma Imperial IPA ou então uma Russian Imperial Stout, são cervejas com presença e são estilos que apreciamos bastante.

oBIERcevando - Bate Bola:

Ivan
Malte: Carared
Aroma: Lúpulo
Escola: Inglesa
Copo: da Weinachts Ale
Cervejaria: Gräbenwasser
Lúpulo: East kent Goldings
Estilo: IPA

Diogo:
Malte: Carafa
Aroma: Lúpulo
Escola: Inglesa
Copo: da Fünf ou Cinco da Eisenbahn
Cervejaria: Gräbenwasser
Lúpulo: Cascade
Estilo: IPA

oBIERcevando - A pergunta de praxe, qual cerveja gostariam muito de estar degustando agora?

IvanA 120 Minute IPA da cervejaria americana Dogfish Head.
DiogoEu gostaria de degustar também a 90 Minute IPA da Dogfish.


Parabenizo aos vencedores por esta grande conquista, estamos ansiosos pelo lançamento do produto e que venham ainda mais concursos deste tipo para que mais pessoas possam ter esta sensação única de ter sua assinatura no rótulo de uma cerveja nacional.

4 comentários:

Marco Zimmermann disse...

Feijão, parabéns pelo post.

Eu acho que a venda de uma cerveja vencedora de concurso de cervejeiros caseiros por um preço destes é contra a própria filosofia da cerveja caseira, que é ter uma cerveja excelente a um custo baixo para dividir com os amigos.
É a elitização de um produto que, apesar da raridade e singularidade, não tem nada de elitizado na sua origem.
E quem ganha com isto não é o cervejeiro...

Mas entendo também o lado da Eisenbahn, é um produto de primeira que tem um alto valor agregado.
E além disto, eles não estão enganando ninguém, pois as regras são bem conhecidas.

Por isto sou cervejeiro caseiro, posso fazer cerveja boa por uma fração do custo bruto de uma cerveja comercial.
Outra coisa, cerveja boa não é sinônimo de cerveja cara. Infelizmente no Brasil é assim, mas não podemos achar que isto é normal.

Abraços!

Marco

Anônimo disse...

Parabéns ao Ivan e ao meu marido Diogo por essa grande conquista e por m grande sonho realizado!!
Vocês merecem pois são apaixonados por cerveja e muito dedicados!!

Grande beijo
Andreia Züge

Paulo Feijão disse...

Marco,

Concordo em gênero e número contigo,
O ideal é um preço justo, para que consequentemente o produto chegue a mais pessoas e assim o mercado prolifera.

Nós devemos abolir esta situação que está sendo criada no Brasil, que cerveja boa é cerveja cara, óbvio que apesar de isto ter um pouco de fundamento, visto a esmagodora tributação que o governo impôs as micros, tem empresas, pessoas se aproveitando da situação.

Mas acho que só os fortes sobrevivem, quem tem um proposta bem fundamentada, com certeza tem seu lugar ao Sol reservado.

Andréia,

Realmente deu para perceber o como estes dois gostam de cerveja, será que foi por isso que nos conversamos tanto na Eisenbahn? rs
Agradeço sua visita e a força para que ests dois produzam cada vez mais cervejas.

Abraços

Rubens disse...

Grande Feijão!

Sempre presente, prestigiando e motivando os belos acontecimentos da cerveja artesanal! Parabéns pelo post!

Aos amigos, Ivan e Diogo, mais uma vez, parabéns! Eu também tive a feliz oportunidade de testemunhar a paixão de ambos por cerveja, degustar algumas de suas saborosas criações e partilhar de algumas conversas muito prazeirosas com ambos!

O conhecimento e a dedicação dos dois é excepcional! Desejo que esta conquista seja a semente para novas experiências e muitas conquistas!

Grande abraço,

Rubens Deeke