terça-feira, 17 de março de 2009

Hacker-Pschorr Anno 1417

A cervejaria Hacker-Pschorr teve início com a Hackerbraü, fundada no ano de 1417 na cidade de Munique na Alemanha. No século 18, precisamente em 1793 Maria Therese Hacker se casou com o agricultor Josef Pschorr (1770 – 1841), que alguns anos depois comprou a Hackerbraü de seu sogro. Mais tarde em 1820 Joseff proprietário da então Hackerbraü resolveu montar outra cervejaria com seu nome, a Pschorrbräu. Apesar de pertencer a mesma família as duas cervejarias tiveram um relacionamento conturbado, se juntando e separando por duas vezes.
Georg Pschorr (1798-1867) foi um empresário bem conhecido em Munique, ele herdou a cervejaria de seu pai Josef e dizem ser o patriarca da dinastia Pschorrbraü. Georg continuou o eficiente trabalho do pai com a cervejaria e plantou sementes para o crescimento, ele é um dos principais responsáveis pelo que a Hacker-Pschorr é hoje. A cerveja Weisse Dark ou Dunkelweizen da Hacker-Pschorr é sua criação e ostenta orgulhosamente o seu nome e imagem no rótulo.
O logotipo atual é a união dos logotipos das duas cervejarias, diz a lenda que o círculo vermelho em torno do "P" representa o infinito amor de Josef por Therese. Hoje a Hacker Pschorr é uma das seis cervejarias oficiais da Oktoberfest de Munique e pertence ao grupo Paulaner.
Uma das utimas novidades da Hacker-Pschorr é a ANNO 1417, uma original Kellerbier e como o estilo surgiu antes da introdução da filtração no século 19 ela é naturalmente turva, o nome deste estilo remonta a sua história já que seu armazenamento acontecia em caves, geralmente no porão das cervejarias, outra característica importante é que durante a maturação ela não é mantida sob pressão, ficando pouco carbonatada, porém os exemplares engarrafados tem boa carbonatação, quando for a Alemanha não estranhe se tomar um exemplar do estilo com pouco gás.
A levedura rica em proteínas, a água rica em minerais e o consumo responsável deixa os benefícios desta cerveja a mostra. Abaixo impressões do exemplar degustado:


Cerveja: Hacker-Pschorr
Apresentação: Garrafa 500ml. c/ tampa de porcelana e fechamento flip-top.
Tipo: Kellerbier
Álcool: 5,5%
Cor: Dourado intenso, acobreada, turva, brilhante.
Espuma: Boa formação, duradoura.
Aroma: Pão, malte, lúpulo, leves notas florais.
Paladar: Bom corpo, boa carbonatação, malte, agradável amargor, levemente doce, sensação residual seca.
Comentário: Lúpulo na medida certa, ela possui alta carbonatação para o estilo, porém na versão engarrafada é aceito. Começa com toques de malte e uma profunda secura vem em seguida deixando claro a característica do lúpulo nesta autêntica lager alemã.

Nenhum comentário: