domingo, 10 de fevereiro de 2008

Fuller's 1845

Baseada na histórica Griffin Brewery, em Chiswick, entre a serenidade do Rio Tamisa e do Hustle está a Cervejaria Fuller's que vêm produzindo cervejas de qualidade e mantendo excelentes pubs no Reino Unido desde 1845. A considerada gama de ales já ganhou brilhantes prêmios no Reino Unido e em outros países.

Em 1995, para comemorar o 150º aniversário da Fuller Smith & Turner, a Cervejria pensou em uma cerveja especial para comemorar, uma Bitter “Conditioned Ale” ou uma “ale engarrafada”. O resultado foi a “1845”. O mais honroso início a cerveja não poderia ter tido, a primeira “batelada” da 1845 teve como coadjuvante em sua preparação o Príncipe de Gales que adicionou o lúpulo a fervura, durante uma visita a Fuller's.

Desde a sua introdução, 1845 tornou-se um dos produtos favoritos da Fuller’s, com ricos e complexos sabores, ajudou a cervejaria a ganhar inúmeros prêmios ao redor do mundo, incluindo ser a campeã do CAMRA Champion Bottle Conditioned Beer no Reino Unido.

Bottle Conditioned é uma arte exigente; conhecimentos e habilidades são necessários em todas as fases do processo. Um minúsculo resíduo de levedura é permitido a fermentar na garrafa, o desenvolvimento de características e profundidade de sabor ao longo do tempo é a grande sacada da 1845. Para garantir que esta magnífica “Ale” atinja a perfeição, ela fica por pelo menos, 100 dias antes de serem liberadas para venda. Durante este tempo os ricos aromas característicos da cerveja são reforçados. Pude conferir isto, abaixo impressões.

Cerveja: Fuller’s
Tipo: Conditioned Ale (Bitter)
Apresentação: Garrafa 500ml.
Álcool: 6,3%
Cor: Cobre avermelhada, brilhante.
Espuma: Boa Formação, média duração.
Aroma: Malte, caramelo, lúpulo.
Paladar: Malte, médio corpo, caramelo, amargor pronunciado, sensação residual seca e caramelizada (Doce).
Comentário: Cerveja bem equilibrada, uma característica das cervejas britânicas é a baixa carbonatação, este exemplar ao contrário tinha boa carbonatação, sensação adocicada de malte equilibrada com o típico amargor das bitter’s inglesas, ótima pedida, obrigado Edu.

Nenhum comentário: