segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cervejas Especiais Dado Bier

Primeira microcervejaria brasileira, a Dado Bier encontrou em um dos elementos mais tradicionais da cultura gaúcha a matéria-prima para a Dado Bier Ilex, uma combinação inovadora que traduz o sabor e a cultura cervejeira que brota aqui e faz com que criemos cerveja características Brasileiras

Os conquistadores espanhóis que aportaram na América, por volta das primeiras décadas de 1500, descobriram com os índios guaranis o gosto amargo e ao mesmo tempo saboroso de uma exótica bebida, preparada com folhas fragmentadas de erva-mate, a Ilex paraguariensis, sorvida em pequeno porongo por meio de um canudo de taquara. Na base, o instrumento tinha um trançado de fibras, o qual impedia a ingestão de partículas das folhas. O caá-i, água de erva saborosa, em guarani, tinha seu uso transmitido por Tupã, segundo os índios, e promovia uma sensação de bem-estar em quem provava. Criado pelos índios, o chimarrão se tornou símbolo do Rio Grande do Sul, uma tradição passada de pai para filho.

Em um ano e meio de pesquisas, o mestre-cervejeiro Carlos Bolzan buscou unir em uma mesma fórmula o que a erva-mate e a cerveja têm de melhor.

A Dado Bier Ilex chegará ao mercado nacional em garrafas de long neck e em um kit especial, cada kit é composto de um copo no formato de uma cuia de chimarrão. Segua abaixo as impressões:


Cerveja: Dado Bier Ilex
Tipo: Lager c/ Erva Mate
Apresentação: Long Neck 355ml.
Alcool: 7%
Cor: Dourada, leve esverdeado, baixa turbidez.
Espuma: Boa formação, porém baixa duração.
Aroma: Malte, Erva Mate, levemente doce, notas alcool.
Paladar: Bom corpo, doce residual, alcool, médio amargor, sensação residual de mate e agradável amargor.
Comentário: Existe um equilibrio entre o mate, o alcool, e o doce residual, isto deixa claro que cada vez mais o Brasil se destacará em suas criações, assim como as cervejas Colorado, a Dado Bier, somou bastante a cultura cervejeira nacional.




Também tive a oportunidade de experimentar a outra filha da linha Dado Bier, a Dado Bier Belgian Ale, uma Strong Ale que sofre duas fermentações, e diferentes das cervejas belgas não recebe açucar para chegar a potência de 8,5% de álcool, ingredientes nobres fazem parte do corpo desta cerveja, abaixo impressões deste belo exemplar de cerveja:

Cerveja: Dado Bier
Tipo: Belgian Strong Ale
Apresentação: Long Neck 355ml.
Alcool: 8,5%
Cor: Alaranjada, opaca, leve turbidez.
Espuma: Boa formação, muito duradoura.
Aroma: Frutado, malte, Alcool, notas doces.
Paladar: Bom corpo, amargor equilibrado, alcool, licorosa, sensação residual quente, adocicada, alcool, leve amargor.
Comentário: Ótima Cerveja, muito potente, está equilibrada, não há sobreposição de ingredientes, não está doce, nem amarga, e no paladar não há impressão do alto teor alcoólico.



Mais informações: Cervejas Especiais Dado Bier



3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho essa proposta da Ilex genial, assim como as cervejas do Marcelo Carneiro da Colorado, e as artesanais do Danilo Mendes da Cerveja Gerais.

Está na hora de usarmos nossas especiarias na elaboracao de novos estilos de cerveja e numa escola genuinamente brasileira. BJCP que se cuide.

Paulo Feijão disse...

Caro Armando,

Faço de suas minhas palavras, você colocou de forma perfeita o que eu também acho.

Pivní Filosof disse...

Hola feijao!
Gracias por el link que dejaste en Mundocerveza.
Por lo que interpreto de tus notas de cata, la cerveza de yerba mate es más un interesante experimento que una cerveza realmente bien lograda.
Personalmente, no me gusta sentir alcohol en las cervezas, no importa cuál sea so ABV.
Qué recepción tuvo esta cerveza en el mercado? La siguen elaborando?
Muchos saludos
MAX