terça-feira, 18 de setembro de 2007

Risoto de Palmito e Parmesão com Medalhões Suínos

Ando percebendo, como arduamente estamos batalhando pela cultura cervejeira no Brasil, e com a busca de informações, conhecimentos, referências se desdobra ainda mais o imenso universo da cerveja, um dos trabalhos de muita consistência e digno de reconhecimento é o da Eisenbahn, de levar ao conhecimento de todos a harmonização de comidas com cerveja. Tão digna e mais prazerosa é a visita ao blog do Edu Passarelli que não para de evoluir com suas receitas, harmonizadas com as mais diversas cervejas do mundo, um trabalho muitíssimo bem feito.
Por ter uma esposa gourmet, ela em constante busca do conhecimento gastronômico, e eu na interminável busca pelo conhecimento cervejeiro, já estava mais do que hora de unirmos forças, e também dar uma pequena contribuição no mundo da harmonização com cerveja. Apesar de já ter feito outras, resolvemos desenvolver ainda mais o trabalho.
O prato feito foi um Risoto de Palmito e Parmesão com Medalhões Suínos, acompanhado de uma Old Speckled Hen, cerveja inglesa já a algum tempo no Brasil, porém só recentemente está sendo comercializada em garrafas de 500ml.
O prato apresenta cremosidade, e a carne devidamente preparada, manteve todo o sabor que só a carne suína tem, a cerveja trouxe tons caramelizados, levemente frutado que em contrapartida tinha a leve cremosidade do risoto como parceiro, e se encaixou um ao outro, em compensação o final amargo que a cerveja trazia, vinha de frente com a carne de porco, ambos de gostos pronunciados, mas de perfeito agrado para a harmonia, nada se sobressaia.
Sem dúvida, aprendemos que a refeição, com uma cerveja bem escolhida para harmonizar, aumenta e muito o prazer de comer.

2 comentários:

André disse...

Bah Feijão!
Aqui eh o André do Budum.
Não tinha visto teu comentário lá.
Geralmente recebo um email. MAs desta vez nao recebi nada. =(
E como estava de férias, resolvi dar umas férias para o blog tbm.
Agora voltei a postar de novo.

Valeu! Tbm sou apreciador do líquido sagrado. hehe

Qdo precisar, só dar um grito.

Abração

Anônimo disse...

Saudacoes...

A Old Speckled Hen é uma ótima cerveja na minha opiniao. Gosto das ales inglesas, no geral.

Parabens pelo Blog, contém muita informacao e dá para perceber que é feito por um conhecedor e principalmente AMANTE de cervejas. Como também adoro cervejas e ler sobre elas tambem, fico feliz de existir um blog assim.

Um abraco e parabens novamente
Daniel
(burnier@gmail.com)