segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ÚLTIMO GOLE

O "Último Gole" será um pequeno informativo relatando o que anda acontecendo no mundo cervejeiro, com rápidos textos sobre assuntos relevantes.
ROTA DA CERVEJA
Na Terça-Feira passada a Secretária de turismo de Blumenau, apresentou oficialmente o roteiro das cervejarias, inclui no passeio, visita ao Museu da Cerveja que fica localizado no centro de Blumenau, visita as cervejarias: Bierland, Borck, Das Bier, Eisenbahn, Heimat, Schornstein e Zehn Bier.
A idéia é trazer um número maior de turistas, em todas as épocas do ano para a região, o Secretário de Turismo Norberto Mette, disse que o roteiro ainda poderá ser comparado ao vale dos vinhedos, que possui a rota dos vinhos.
Em contrapartida ao grande lançamento, percebe-se um certo ar de modismo, um aproveitamento do status que algum tempinho já tinha sido conquistado pelo árduo trabalho das micro cervejarias, pois não há nenhum tipo de trabalho desenvolvido para as cervejarias além deste, as vinícolas de Santa Catarina, ganharam este ano isenção de impostos, e por que as cervejarias não?
O vídeo que a Secretária está usando para divulgar o roteiro foi pago por um rateio feito pelas cervejarias, óbvio que não seremos radicais a ponto de não perceber que atrairá mais pessoas as cervejarias, gerando mais vendas, mas há uma glorificação falsa quando se fala da importância das cervejarias para o Vale do Itajaí, e blá blá blá, e agora todos querem uma fatia deste bolo, várias agências de turismo já estão pegando o embalo da onda e vendendo o roteiro, agora só falta ver quando as cervejarias realmente precisarem quem continuará solidário.
OKTOBERFEST
A Oktoberfest deste ano está confirmada para iniciar em 04 de Outubro, e encerrar no dia 24 de Outubro, mais uma vez a patrocinadora oficial do evento será a Ambev ( Brahma ), e foram confirmadas as participações das micro cervejarias Eisenbahn, Heimat, Zehn Bier, Wunderbier e na semana passada foi confirmada a participação da Bierland, que já esteve em duas edições da festa, e por pouco não fica de fora.
Nos anos anteriores, ou seja, nos últimos dois anos em que as micro cervejarias puderam participar, elas foram convidadas, porém este ano houve licitação por espaços para participação, lotes divididos, e o lance inicial para compra do lote era R$ 21.000,00, valor considerado alto pelas micro cervejarias.
Na opinião de algumas cervejarias, inicialmente é mais interessante estar modernizando a fábrica, ao participar da festa;
-Pois com o valor do lance inicial eu consigo colocar mais dois tanques de maturação, afirma um dos proprietários, além de que, o valor do copo de chopp pago na festa, neste ano será R$ 4,00, deste valor 18% é repassado a administração do Parque Vila Germânica, e 6% é pago ao banco que trabalha na organização da Festa, sendo que a cervejaria tem que arcar com todo o custo da decoração e preparação do espaço na festa, contratar funcionários, tornando realmente complicado para algumas arcar com tudo.
A Ambev trará ao evento as recém importadas pela empresa, Franziscaner, Lowenbrau e Spaten, serão vendidas em garrafas as cervejas, e terão o preço um pouco maior que o do chopp, porém não foi definido valor.
WUNDERBIER
A caçula Wunderbier está na faze final de construção, ficará localizada no Bairro Itoupva Norte em Blumenau, com capacidade instalada para 12.000 litros, nesta semana o maquinário já começa os testes para produção de cerveja, produzirá inicialmente o chopp Pilsen, e terá um trabalho grande pela frente, pois já estamos bem próximo da Oktoberfest e como a cervejaria irá participar, terá que produzir cerveja o suficiente para abastecer a festa, pois quem deixar faltar chopp na Oktoberfest será multado, conforme as novas regras da Festa, mais notícias sobre a Wunder em breve.
BIERLAND
Outra que está em faze final de acabamento é a Bierland, que está dando um “tapa” em seu bar da fábrica que receberá um novo espaço, com um deck, um playground para as famílias que visitarem, deixarem os filhos à vontade, um telão, uma parte do espaço será climatizada e com vista para a fábrica, vendo os tanques onde estão descansados os preciosos litros do líquido, e claro os três chopes produzidos pela cervejaria
Por falar em fábrica, ela também está aumentando sua capacidade de produção para 80.000 litros, colocando ai produção suficiente para em 2008 estar começando seus testes em garrafas, com certeza ano que vem teremos novidades.
LONG NECK HEIMAT
Outra boa novidade é que a cervejaria Heimat já começou os testes para engarrafamento, inicialmente será o tipo Pilsen testado em long Neck, com perspectiva de novos estilos ano que vem. O lançamento está programado para acontecer durante a Oktoberfest.
BITTER ALE
A Cervejaria Bruge de Águas de Lindóia, lançou recentemente mais um tipo de cerveja, trata-se de uma Bitter Ale, que já esta disponível para venda no site do cervejasnet. Vale a pena conferir

2 comentários:

Edu Passarelli disse...

Estou curioso para provar a Wunderbier. É uma tarefa no mínimo arriscada a de produzir logo de cara para uma Oktoberfest. Que venha mais cerveja boa por ai!
Abraços

Armando Fontes disse...

Senti falta de OpaBier e a Alpen Bier (que precisava muito entrar nesse hall, pois anda mal das pernas e é um lugar lindo?) nesse roteiro do vale.

Sei que 13 Tilhas e Canoinhas são fora de mão, mas Opa e Alpen podiam estar na parada.

Sentirei falta da Schornstein na Oktoberfest.Estou curioso para provar a Wunderbier.(2)