quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Cervejaria Caborê

Tudo começou com o interesse dos proprietários da Pousada Villas de Paraty , na cidade de Paraty, litoral Sul do Rio de Janeiro, quase na divisa com São Paulo, em construir um restaurante diferenciado junto à Pousada, de forma a agregar valores e prestar melhores serviços aos seus hóspedes.

Houve tentativas de trazer um restaurante-escola, mas as iniciativas não prosperaram. Depois disto, com base em experiências semelhantes no exterior e no Brasil, algumas delas visitadas “in loco”, os propietários acharam que o projeto até então sonhado, poderia ser uma microcervejaria com bar e restaurante anexo, onde o cliente encontrasse ambiente, serviços e um produto diferenciado.
O planejamento e o projeto arquitetônico demandaram mais de uma ano. Desde esta fase, e com base em projetos semelhantes, os investimentos foram considerados para retorno a longo prazo.
Vários consultores participaram do apoio à seleção dos equipamentos, layout da fábrica, escolha da receita da cerveja e apoio ao cervejeiro para colocação em marcha da fábrica, cabendo destacar Matthias Reynold, Alexandre A. P. Moraes e Edivaldo D. X. de Camargo.

Os principais fornecedores foram a Etscheid, AGAVIC e as Chopeiras Memo de Ribeirão Preto. O malte é fornecido pela Maltearia do Vale, o lúpulo pela WE Consultoria e o fermento é fornecido pela Micro Cervejaria Cevada Pura, de Piracicaba.

A fábrica começou a operar experimentalmente em novembro de 2006, produzindo chope Pilsen, sem filtrar.

A partir de junho de 2007 a produção passou a ser feita pela equipe que atua hoje.



Outros tipos de cerveja, como a Weiss, de alta fermentação, e outras, somente deverão ser produzidas após um melhor conhecimento do mercado local e regional. Da mesma maneira, o engarrafamento faz parte de uma etapa posterior.

O empreendimento – Cervejaria Caborê - faz parte do conjunto hoteleiro Villas de Paraty, uma moderna pousada, construída ao estilo colonial em meio a 10.000 m2 de bonito jardim tropical. O bar e restaurante, ao lado da Pousada, de frente ao Rio Perequê-Açu, dispõe de um charmoso“biergarten”. Do balcão em madeira de lei e das mesas é possível observar, enquanto você é servido, o processo de fabricação da cerveja artesanal.

Visitas à fábrica, para conhecer todo o processo de preparo da cerveja, há um horário específico: de Segunda à Sábado, às 17:00 h. Fora deste horário é preciso agendar.



Bar e Restaurante Caborê (Brewpub)
Av. Otávio Gama, 100 - Beira Rio - Caborê - Paraty - RJ
Vendas / Contato: (24) 3371 3071

Horário: 4ª feira à 6ª feira: 17hs às 24hs
Sábados, Domingos e feriados: 11hs às 24hs

Mais informações no site: http://cervejariacabore.com.br/

Nenhum comentário: