domingo, 17 de junho de 2007

Entrevista - Eduardo sócio da Bierland.

A idéia surgiu de três sócios, que atuam no segmento de tintas anti-corrosivas, a idéia era começar um novo projeto na área alimentícia, e diversos segmentos passaram pelos planos, como massas, doces, além de outros. Entretanto nenhuma das idéias tinha levantado a curiosidade o entusiasmo destes, então um deles falou, vamos fazer cerveja?
A idéia na hora deixou todos pensativos e cuminou em pesquisas e contatos, finalmente em Dezembro de 2003 era inaugurada a Cervejaria Bierland ou "Terra da Cerveja" uma homengaem a Blumenau conhecida nacionalmente com este título, localizada no bairro Itoupava Central, um dos bairros que ainda concentra um grande número de colonos alemães, fica a 20 minutos do centro da cidade, com a capacidade inicial instalada de 20.000 litros, produzindo 2 tipos de chopp, o Pilsen de coloração dourada, espuma de média duração, aroma com notas de lúpulo, pão, malte, no paladar nota-se malte, e toques do lúpulo, sua graduação alcóolica de 4.8%, e o Amber Ale.
Algum tempo depois em 2005 lançaram o chopp Weiss, coloração dourada opaco, turva, um aroma frutado, notas de cravo e banana, paladar com notas leves frutadas, boa carbontação.
E logo após substituriam o Amber Ale por um Bock, de cor avermelhada, leve aroma de lúpulo, mas o predominante é o aroma do malte, no paladar um bom corpo, toques levemente doces e torrados deixando bem equilibrado, sua graduação alcóolica é e 5,8% todos servidos no bar da fábrica.
A novidade fica por conta da surpresa ao oBIERcevando do lançamento do Pale Ale, ainda sem data definida para sua comercialização, a única certeza é que ele estará presente na Oktoberfest deste ano. o Pale Ale apresentou uma cor acobreada, brilhante, a espuma branca, com boa formação e duradoura, no aroma leve frutado, lúpulo e bem ao fundo toques torrados, o paladar com bom amargor, leve frutado.
Em uma Sexta Feira conversamos com Eduardo um dos sócios da Cervejaria, abaixo a entrevista, degustem-a sem moderação.


oBIERcevando - Como fermentou a idéia da cervejaria?

Eduardo Krueger - A idéia inicial era fabricar algum tipo de alimento. Surgiram diversas idéias como, por exemplo, a fabricação de biscoitos e macarrão, porém, estas idéias não foram bem digeridas. Logo após, surgiu a idéia de fabricar cerveja e, esta sim, foi muito bem degustada , projetada e realizada.

oBIERcevando - Os primeiros estilos produzidos, pilsen e amber, foram definidos pelos propietários ou pelo mestre cevejeiro contratado para formular as cervejas ( Reinaldo Fagnolli )

EK - As receitas foram desenvolvidas para ter características únicas e não para ser uma cópia de outras cervejas já existentes. Nós definimos, juntamente com nosso mestre cervejeiro, a cor, o aroma, o amargor, a encorpação e outras características de nossa cerveja.

oBIERcevando - Qual sua opinião na crescente expansão de micro cervejarias pelo região do Vale do Itajai?

EK - Para uma concorrência saudável a quantidade de cervejarias na região já é suficiente.

oBIERcevando - Qual a maior dificuldade da Bierland hoje?

EK - A demanda em Santa Catarina pelos produtos Bierland é bastante grande. Nossa maior dificuldade é não conseguir atender à clientes de outros estados que, com freqüência, nos consultam para adquirir e até mesmo serem distribuidores de nossos produtos.

oBIERcevando - A presença, na maior edição da Oktoberfest, no ano passado, produziu resultados e trouxe novos desafios?

EK - A participação da Bierland nas edições 2005 e 2006 da Oktoberfest consolidaram definitivamente a marca e a qualidade da Cervejaria Bierland no Brasil.

oBIERcevando - Por que a Bierland, deixou de produzir o chopp tipo amber, e começou a produzir um tipo Bock?

EK - Na verdade não deixamos de produzir um tipo para produzir outro. Por uma questão de estratégia, apenas modificamos o nome e alguns detalhes da receita do produto que continua com sua excelente qualidade e característica única.

oBIERcevando - Existe algum outro tipo de cerveja que o “Eduardo” gostaria que a Bierland produzisse?

EK - Sim, existem outros tipos porém, como no momento a Bierland só trabalha com chope em barris, torna-se inviável devido a necessidade de equipamentos de extração (chopeiras) para cada tipo de produto.

oBIERcevando - Teremos outros tipos, será engarrafada, quais os planos futuros da Bierland?

EK - Podem festejar! Terão outros tipos de chope sim. Quanto a cerveja engarrafada, a Bierland deverá lançar seus rótulos no próximo ano.

oBIERcevando - E se não fosse cerveja, que outro tipo de bebida, a Bierland produziria?

EK - Cerveja ou cerveja.

oBIERcevando - Qual as prinicipais características do chopp Bierland?

EK - Sabor puro de todos os componentes de uma boa cerveja, e fresco.

oBIERcevando - A pergunta de praxe, qual outra cerveja gostaria de estar tomando agora, uma que você realmente goste, além claro, da Bierland?

EK - Gosto de tomar cervejas de qualidade frescas, sem defeitos, pois desta forma posso apreciar suas melhores características.


Mais informações: http://www.bierland.com.br/

Nenhum comentário: