segunda-feira, 16 de abril de 2007

Hermanos Cervezeros


É companheiros, a América do Sul, tem muito a aprender sobre cultura cervejeira, em relação ao Brasil, estamos com unhas e dentes lutando por isso, enquanto isso nossos "hermanos" estão indo muito bem, obrigado.
Ando pesquisando bastante a cultura cervejeira na Argentina, e a cada nova descoberta vejo como é interessante o gosto e apego deles pelo precioso líquido, tem-se espalhado por todo o país, cervejarias de todos os portes, e também há uma forte cultura de HomeBrew, várias pessoas fabricam sua própria cerveja.
Uma das cervejarias de grande porte chamada Schneider, está com uma promoção um tanto inusitada, todos aqueles que tomarem uma Schneider, poderão ganhar um Bar, na localidade em que residem, um local com seu nome, habilitado e equipado com tudo o que for preciso para seu funcionamento. E a primera vez que uma marca entrega um prêmio asssim.
A promoção está disponível desde 9 de abril, participam da promoção as garrafas de Schneider Rubia de 1 litro retornáveis.
Aliás as cervejas da Schneider, tem uma bela apresentação, são três tipo, uma Rubia, que é a pilsen, uma Forte, que é uma cerveja tipo Oktoberfest/Mürzen, e uma escura, eles falam que é tipo bock, e que é utilizado malte torrado, e nenhum adjunto, olha é de se ficar curioso.
Mas imaginem que maravilha se a moda pega por aqui?
A maioria das cervejarias trabalham com três tipos, geralmente um Rubia tipo uma Amber Ale, uma Negra que geralmente é uma Stout e uma Roja que é uma Pale Ale.

Mas não paramos nestes estilo, por exemplo temos a Cervejaria Antares
( http://www.cervezaantares.com ), a do logo que abre este texto, ela prima muito pela variedade, a fábrica que fica em Mar del Plata produz 7 tipos de cerveja ( Kolsch, Scotch Ale, Porter, Barley Wine, Honey Beer, Cream Stout, uma Imperial Stout), e agora lançaram uma Indian Pale Ale, em garrafas de 750ml, então temos exemplo de que se é pra fazer, faça bem feito. A Cervejaria Cardos (http://www.cervezacardos.com.ar/) é outro bom exemplo de variedades, a apresentação com garrafas e estilo variados, deixa claro a dedicação em fazer cervejas diferenciadas.

A Cervejaria Buller ( http://www.bullerpub.com/cerveza.htm), que fica em Buenos Aires, também é um pub muito conhecido pelas sua variedade e qualidade, produzem no local 6 tipos ( Light Lager, Oktoberfest, Cram Pale Ale, Honey Beer, Indian Pale Ale, Dry Stout ), são produzidos sem aditivos e conservantes. O local possui um salão que acontece diversas festas, vale a pena conferir, principalmente a IPA deles, que já foi degustada por amigos, e teve boas referências.

Mas as Cervejarias Argentinas já atendem um público diferenciado, no Brasil, por exemplo, uma pessoa celíaca, não pode tomar cerveja, pois ela não pode ingerir gluten, presentes em todas as cervejas, este presente no malte cervejeiro, na Argentina eles tem a opção de degustar uma cerveja, algumas cervejarias, utilizam milho na produção ao invés do malte, e o caso da Cervejaria El Bolson (http://www.cervezaselbolson.com/celiacos.htm), existem outras que trabalham neste segmento de cerveja. Agora só é necessário de provar, para tirar um conclusão sobre este tipo de cerveja.

Além claro de o país ser produtor de malte e lúpulo, pelo clima menos tropical gerando temperatura mais amena, com estações mais definidas, consegue-se produzir bons maltes e lúpulos. Inclusive algumas cervejarias daqui utilizam os maltes argentinos.

Mas fica a dica ao visitarem a Argentina podem ir atrás de boas cervejas, com certeza encontrarão, é claro que citei duas ou três cervejarias de várias que existem, mas se quiserem saber mais visitem o site http://www.mundocerveza.com.ar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, fiquei sabendo dessa cerveja Argentina sem glúten. Sendo celíaca, e adorando cerveja, fiquei muito empolgada. Será que não há uma forma de comprá-la?

MColorado disse...

Legal alguem falar da Antares, gosto muito da Scotch ale , a honey beer da Buller também é´muito boa.

Paulo Feijão disse...

Olá

Marcia

Talvez você pedindo para algum conhecido que for para Argentina seja a única forma, pois não existe disponível no Brasil para venda, e nem o site das cervejarias comercializam, tente mandar um e-mail para a cervejaria, e quem sabe eles te enviam, já mandei alguns e-mails e eles sempre respondem, só que nunca comprei.

Marcelo,

Realmente as Cervejas Antares são referência em qualidade e variedade na Argentina, vale a pena.

Abraços